Martiniano Moreira de Carvalho,
conhecido como Naninho no vilarejo de Bichinho, após ter passado pelo
desafio de esculpir na madeira um cristo para procissão da Semana Santa, começou a trabalhar com a madeira fazendo dela uma arte e fonte de renda. Atualmente, além dos
bonecos, que são a identidade da loja e representam santos católicos e imagens tipicas mineiras, a peça mais emblemática é o Divino Esplendor (uma pomba rodeada de raios, representando o Divino Espirito Santo da Igreja Católica)
Escolha do Local - Descoberta de Bichinho
Com o objetivo de trabalhar a percepção do espaço arquitetônico e urbano, saímos pelo vilarejo em busca de um local que tivesse um espaço para realizarmos a nossa intervenção.
Entre três possibilidades escolhidas pelo grupo, escolhemos a loja
Naninho Artes por ter a varanda vitrine, a cor da casa, um corredor longo e escuro, e o que chama mais atenção das pessoas para loja, os bonecos.
Primeiras Ideias
Primeiramente, pensamos em explorar o corredor através do tato, colocando coisas no chão para que as pessoas andassem com dificuldade e acionassem os circuitos elétricos; convidando-as a entrar por um túnel. Ou seja, a nossa primeira ideia era ressaltar algumas situações ruins identificadas no espaço loja/varanda/corredor, trabalhando-as separadamente. Outro obstáculo era a dificuldade em saber o que fazer com os bonecos; pensamos em tirá-los ou tentar omitir suas identidades.
Relato dos Experimentos
Após as primeiras ideias, começamos a pensar em mexer com luzes. Com a ideia de luzes veio junto o conceito de sombras.
Assim, começamos a estabeler que materias poderiam ser projetadas as sombras e aonde colocariamos os focos de luz. Quando decidimos que haveria dois holofotes internos (um em cada quarto) e dois externos (na calçada), conseguimos incluir os bonecos nos nossos objetivos para a instalação; como eles ficavam na varanda, suas sombras seriam projetadas junto com as das janelas.
Interatividade
Estabelecido que haveriam duas lâmpadas fortes, uma em cada quarto, e duas lâmpadas na calçada para convidar as pessoas a entrarem na nossa instalação, passamos a nos questionar sobre a interatividade. Assim, pensamos em sensores que trocasse os circuitos acesos. Além disso, pensamos na combinação de sombras estáticas dos bonecos e com as sombras móveis das pessoas que entrassem na varanda; formando um jogo de formas. Para isso, utilizamos um circuito em paralelo de quatro luzes que ficariam na varanda.
Execução
Circuito Calçada/Quartos
Para fazer esse circuito utilizamos:
- 1 relé de 110V
- 1 sensor de presença
- 4 holofotes de alumínio para uso externo
- 4 lâmpadas incandescentes de 100W
- Fio espessura 1,5mm
- 1 tomada macho
- 1 folha de papel celofane verde
- 1 folha de papel celofane vermelho
As luzes dos quartos ficam o tempo todo ligadas (luzes 1 e 2), quando a pessoa passa pelo sensor elas se apagam e as luzes da calçada
acendem (luzes 3 e 4).
Circuito Varanda
Para fazer esse circuito utilizamos:
- 1 sensor de presença
- 4 boquilhas para lâmpada
- 4 lâmpadas incandescentes de 60W
- 1 tomada macho
- Fio espessura 1,5mm
Ao passar pelo sensor, as 4 luzes se acendem na varanda para quem lá estivesse pudesse interagir com suas sombras no tecido. Após acionar o sensor, as lâmpadas ficam acesas por 1 minuto.
Circuito Som
Além das luzes, pensamos em um som ambiente calmo tocando o tempo todo, saindo do corredor. Através de um sensor, quando a pessoa aproximasse da porta, trocaria para sons de instrumentos utilizados para produzir os bonecos de madeira, como de serra, martelo, etc.
Para fazer esse circuito utilizamos:
- 2 jogos de caixa acustica para computador
- 1 relé de 110V
- 1 sensor de presença
- Fio espessura 1,5mm
- 1 tomada macho
Divulgação
Com objetivo de divulgar para a população local a nossa intervenção, tivemos a ideia de distribuir sucos. Foi uma forma de atrair as pessoas até o local da intervenção e temos um contato com cada uma falando para prestigiarem. Para isso fizemos um cartaz e canudinhos personalizados com uma etiquetinha falando o dia e hora, além de falarmos.
Utilizamos copos descartáveis de 200ml, um galão de 20L de água, 20 saquinhos de suco em pó adoçado que rende 1L e 110 canudos
sanfonados.
Detalhes
Para causar os efeitos de sombra utilizamos 10m de tecido Voil, para fechar toda a varanda e colocar nas janelas do quarto. Nos deparamos com a dificuldade de como fixa-lo e de como coloca-lo entre a porta da loja e coluna do guarda corpo da varanda; para isso utilizamos velcro e um pedaço de madeira. Destribuimos 10m de velcro branco por toda extensão do teto, do chão e das laterais, colando-os com cola quente. Assim, foi fácil colocar e retirar ao longo dos dias da montagem e teste da intervenção.
Ajustes Finais
Com todos os circuitos montados, chega a hora de testar tudo para
deixar de acordo com a nossa intenção.Testamos a altura dos holofotes do quarto e posicionamento dos holofotes externos. Colocamos as luzes externas de forma simétrica, para iluminar tanto a entrada para o corredor quanto a entrada pra varanda. Porém, após discussão em sala, percebemos que isso prejudicou a nossa forma convidativa; talvez se tivéssemos colocado os dois holofotes iluminando a entrada pra varanda, ficaria claro para todas pessoas que era para entrar.
Resultado
Nossa intervenção ficou uma espécie de obra de arte para se apreciar. As sombras chamavam a atenção de quem passava na rua, aponto da pessoa para pra observar e escutar o som ambiente. O som saindo do corredor causou curiosidade nas pessoas, fazendo com que algumas abrissem a porta que estava
entreaberta procurando alguma coisa. Na varanda foi interessante ver de fora a relação das sombras estáticas e com as móveis daqueles que
entravam. Para os que estavam dentro, interagiam entre si, com as sombras e os bonecos.
Conclusão
A execução do trabalho nos proporcionou grandes experiências. Aprendemos como nos relacionar melhor com as pessoas, traçar
objetivos e superar dificuldades. Além disso, tivemos a oportunidade de colocar em prática conceitos estudados nas aulas, que nos ajudará em projetos futuros.
Agradeço ao meu grupo pelo sucesso da execução do trabalho, a orientação dos professores e a todos que acreditaram e prestigiaram a nossa intervenção.
Grupo: André França, Elisa Melchiades, Ingrid Morais, Isabela Rezende, Pedro Magalhães e Tania Werneck
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