quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Flash Mob


Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.
Texto: Wikipedia


Site em que se divulgam os Flash Mobs: www.flashmob.co.uk

Flaneur

"Uma pessoa que caminha pela cidade, a fim de experimentá-la"  
O temo "flâneur" vem do verbo francês "flâner", que significa caminhar, sendo um flanêur portanto um andarilho. Flanar é simplesmente vagar pelas ruas, não há preocupação de se chegar em um lugar específico. O flaneur é um amante das ruas, uma pessoa que anda pela cidade com o objetivo de experimentá-la através de seus diversos sentidos, sempre atenta aos detalhes que poderiam passar despercebida para outras pessoas uma vez que já fazem parte de sua rotina. A rua é vista por esse indivíduo como um lar, um lugar em que se sente acolhido e seguro. O fato de ele somente se sentir em casa em uma multidão de estranhos é o preço psicológico pago pela modernização.


Nós, estudantes de arquitetura e arquitetos, mais do que maioria das pessoas andamos observando tudo que há a nossa volta, desde um simples detalhe a uma visão geral do espaço. Andar observando as coisas, alguns com maior nível de percepção que outros, faz com que tenhamos uma memória fotográfica dos lugares que passamos, o que pode servir de inspiração para algo que faremos futuramente.

Parkour

 

"Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses."
Fonte: Wikipedia

 American Parkour - site sobre o tema


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

MUSEU DE ARTE - Pampulha

Originalmente construído para abrigar um cassino em 1943, o Museu de Arte da Pampulha (MAP), projetado por Oscar Niemeyer, é uma das mais belas edificações brasileiras. Faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha e funciona como museu desde 1957, adquirindo um acervo que hoje conta cerca de mil e quatrocentas obras. 



Texto - Fonte: Site da Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Isabela Rezende



CROQUIS:
 Croqui de um anglo parecido com a foto a cima

 Croqui interno, vista do mezanino



Croqui da lateral, com encontro da escada

Uma outra visão

Conversando e trocando ideias, vi que era necessário outra visão da fotografia que estava produzindo da minha colega Tania. Sei que ela gosta muito de música, como também da banda Ben Iver, porém eu sou uma das poucas pessoas que sei disso... uma pessoa qualquer que visse a foto anterior nem saberia que "Ben Iver" é uma banda e muito menos que o fundo é capa de um cd deles.
Por isso, peguei um desenho dela que tinha em seu Facebook com um fone de ouvido grande e notas musicais, por que assim fica mais fácil de entender que estou falando de uma pessoa que tem seu mundo ligado a música.

Desenho original:



quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mais que música

Conhecer uma pessoa, não é só vê-la fisicamente como também descobri-la psicologicamente.
Mais que uma aparência meiga, Tania tem o seu jeito de falar baixinho e timido, soltar umas risadas retraidas, porém sem perder o seu carisma característico. Foi difícil descobrir algo que a marcasse além de suas características físicas marcantes, como os olhos e o nariz.
Ao pensar na proposta dos professores, tentei buscar algo que a marcasse que não fosse só no físico e, sim, o que a movia na sua rotina. Foi fácil perceber, pela sua página do Facebook, que a música inspira seus dias e que há bandas de grande admiração, como Bon Iver e The Who.
Assim, resolvi retratar a sua adoração por música e seu estilo. E melhor que tentar abstrair e "colocá-la" na capa de um cd de sua banda favorita!

Para isso, fui no Google Imagens e salvei algumas capas de cds das bandas que ela me falou. Gostei mais dessa
capa, pois tem o fundo sem muitas cores e que mostra uma mistura de formas que se sobrepõem. Isso, de certa maneira, representa uma coisa que gosta: uma sobreposição de vários estilos musicais, assim formando seu repertório músical a partir da mistura, mas sem deixar de apreciar cada um isoladamente e com uma intensidade.
E a sua foto de perfil mostrando a sua roupa, o que acaba de completar o conceito final dessa imagem: como a música influencia a vida das pessoas.

Fiz um novo folder no tamanho 10x15, coloquei a capa do cd expandida, diminui a sua opacidade. Depois coloquei a sua foto por cima e fui apagando, deixando apenas ela. Ao achatar a imagem, passei para preto e branco (o que ajuda a passar a sua timidez)
  
  Gostei muito de fazer esse fotografia, porque mais que explorar as ferramentas do Photo Shop, eu tive que explorar a minha capacidade de observação e de abstração.


Foto Orginal:

Abstrair, Sentir

Nada melhor do que começar o curso de Arquitetura na UFMG falando em abstrair. Depois de fazer meio ano de arquitetura no Mackenzie São Paulo, tive provas de que é necessário seguir um conceito, porém explorá-lo de diversas maneiras.
Ao pensar abstração, criamos uma confusão, pois se a analisarmos literalmente temos a ideia da separação de um elemento de seu conjunto, ou melhor, do seu tema.
Abstrair, por mais que seja fugir do convencional, não significa isolar-se do tema; e sim adotar um raciocínio de representação que venha a partir de seu repertório cultural. Assim, duas pessoas podem representar uma ideia de maneira abstrata de duas formas diferentes, uma com cubos e outra com um emaranhado de fios, por exemplo.
É necessário reter a alma da mensagem passada pelo tema e a partir de um elemento marcante para você colocar suas ideias pra fora e CRIAR!